segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Grupo Espanca! vai participar do II Festival de Teatro de Ribeirão Preto

Com pouco tempo de estrada, o Grupo Espanca!, de Belo Horizonte (MG) já coleciona muitos sucessos de público e de crítica, desde sua fundação em 2004. O Grupo mineiro é um dos convidados do II Festival de Teatro de Ribeirão Preto, que será realizado de 11 a 20 de novembro. De acordo com a Curadora do Festival, Letícia Andrade, o Grupo Espanca! irá apresentar o espetáculo Por Elise, com direção e texto de Grace Passô. “Além disso, irão assistir às apresentações dos grupos locais e participarão de debates sobre o trabalho realizado por esses grupos”, completa Letícia. A participação do Espanca! deverá acontecer no dia 17 de novembro, no Teatro Municipal.


Por Elise estreou em 2005, participou dos principais festivais de teatro do país e cumpriu temporadas em Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro e participou da Copa da Cultura, em Berlim, na Alemanha. Ganhou os prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Shell de Melhor Texto Teatral 2005. Neste mesmo ano, o Grupo Espanca! foi indicado ao Shell na Categoria Especial, pela criação e concepção do espetáculo. Além disso, Por Elise foi listado pela revista Bravo! como um dos 100 melhores espetáculos de artes cênicas produzidos nos últimos oito anos no Brasil.


A Diretora, conta que o Espanca! é um grupo de pessoas a procura de uma arte que seja reflexo do tempo em que vivemos. “Até hoje, estivemos essencialmente envolvidos em processos de criação de espetáculos de teatro. Estes espetáculos nos ajudaram, e ajudam, a refletir sobre nossa condição de estar no mundo. E assim seguimos, num contínuo questionamento sobre o que dizemos e como o fazemos”, explica Grace Passô. Além dela, integram o Espanca!, Aline Vila Real, Gustavo Bonés e Marcelo Castro.

Em outubro de 2010, foi inaugurado o Teatro Espanca! sendo a sede do Grupo, localizado no hipercentro de Belo Horizonte, próximo a diversos centros culturais, praças e estações de transporte coletivo. Além de abrigar as atividades do Grupo, o espaço está aberto a apresentações de espetáculos e eventos de arte contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário