sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Começa hoje o 2º. Festival de Teatro de Ribeirão Preto

Você não pode perder!! De hoje até 20 de novembro, a cidade vai “respirar” Teatro em vários locais de grande expressão artística, como o Teatro Municipal, Theatro Pedro II, SESC, Centro Cultural Palace, entre outros, tudo gratuitamente.

Hoje ás 19h no Centro Cultural Palace, acontece o debate “Teatro, Educação e a Seleção dos espetáculos de Ribeirão Preto”, com o experiente ator, diretor e professor Aceves Moreno, de Minas Gerais e um dos integrantes da Comissão de Seleção dos trabalhos locais para a edição deste ano.

Na sequência, às 20h será apresentado “Demonstração de trabalho: A improvisação a partir de princípios físicos e culturais”, com a atriz, professora, pesquisadora corporal e produtora Andreia Duarte, de Belo Horizonte.

* Aceves Moreno é de Bagé/RS, estudou e trabalhou em Pelotas e hoje mora em Ouro Preto/MG. É ator e performer desde 1989, e diretor teatral desde 1999 e integrou mais de 15 montagens teatrais. Graduado em Artes Visuais pelo Instituto de Letras e Artes (UFPEL/1999) e Mestre em Educação pela FAE/PPGE/UFPel (2005). Trabalhou com formação de professores de artes, nas redes municipais e estadual de educação no Rio Grande do Sul. Atualmente é professor no curso de Licenciatura em Artes Cênicas do Departamento de Artes Cênicas (DEART) do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É Coordenador da área de Artes Cênicas do Projeto de Estímulo à Docência na UFOP (PED, PIBID, CAPES/MEC), coordena também o projeto TUI/Pedagógico e projeto “Circo”. Desde maio de 2011, é presidente do Colegiado de Artes Cênicas, DEART/UFOP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teatro, educação, artes visuais, imaginário e corporeidade.


* Andreia Duarte é atriz, professora, pesquisadora corporal e produtora. Foi para Dinamarca participar do Workshop “O ator que dança”, com Odin Teatret, ministrado por Augusto Omolú, Roberta Carreri, Jan Ferselev e Else Marie Laukvik, 2010. Este ano ministrou o curso “Dança das Intenções”, no Festival de Inverno de Ouro Preto. Formada em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso. Foi atriz do Oficinão Residência do Galpão, com o espetáculo “Prato do Dia” e da Performance “As carnes mais baratas do mercado”, no I Festival de Performance de BH, 2009. Atriz da “Cena Espetáculo 2010”, com “Estatísticas” e do Galpão Cine Horto Pé na Rua 2010, com o espetáculo “Não se dá um sim, assim à toa” e de “A Filosofia na Alcova”, que foi à França participar do “Orbis Pictus”, Festival de Formes Brèves Marionnettiques, Reims, 2011. Participou da Oficina "Texto Literário e Improvisação" - ministrada pelo mestre Anatoli Vassiliev, da Escola de Stanislavski, 2010. Foi avaliadora do Projeto Gênese da Amazonas Imagens, com fotógrafo Sebastião Salgado e Lélia Vanick, 2005. Avaliadora na 2ª edição do Prêmio Cultura Viva – Ministério da Cultura 2007. Pesquisa e texto CD/Livro: “Batuquim vai abaixo, ele num vai não”, LEIC patrocínio Natura, 2008. Direção e pesquisa do filme documentário “Rainha Bela”, 2009.

Centro Cultural Palace: Rua Duque de Caxias, 322, centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário