quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Clayton Mariano

Na quarta-feira, dia 10, o ator, pesquisador de teatro e um dos fundadores da Cia. de Teatro Tablado de Arruar, Clayton Mariano (foto), encerrou sua participação no 1º Festival de Ribeirão Preto, deixando aos atores e estudantes da cidade um pouco de sua abrangente experiência artística.

Convidado para atuar como crítico em quatro dos quatorze espetáculos do Festival, Clayton prefere o título de “provocador de discussões” ao falar sobre sua participação no bate-papo com as companhias de teatro ao final de cada apresentação. “Procurei colocar as questões para os grupos, falar sobre a obra e sua apresentação no sentido de ajudar e incentivar as pesquisas sobre o teatro”, conta Clayton.

Pela primeira vez a trabalho em Ribeirão Preto, o ator que dá aula nos quesitos visão e conhecimento teatral, avalia o perfil artístico da cidade como um cenário de capital. “Ribeirão tem um cenário não muito comum de se ver. Possui uma capacidade de produção teatral alta, digna de grandes cidades. Com isso, a tendência desta capacidade é estar sempre melhorando”, avalia Clayton.

Segundo o ator, que já participou de vários festivais pelo Brasil e exterior, esta também foi a primeira vez em que participou de um evento como esse na função de orientador. “Foi muito prazeroso ver tantos trabalhos interessantes. Ver estudantes e atores já formados se apresentando em um mesmo projeto”, comenta Clayton.


Sobre o 1º Festival de Teatro de Ribeirão Preto

“Acho incrível a proposta deste Festival. A cidade merece este evento e possui demanda para sua realização. O Festival merece, inclusive, ser ampliado. Se faz necessário. Em primeiro lugar, atua como uma grande escola para todos os grupos de teatro que participam, o que já o faz muito positivo. Depois, consegue formar público, oferece peças gratuitas e isso proporciona um retorno para a companhias. É uma grande sensibilidade por parte da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto dar esse incentivo aos artistas. Sem dúvida, o 1º Festival de Teatro de Ribeirão Preto cumpre todas as funções de um festival e tem tudo para crescer”, descreve Clayton Mariano.



Sobre Clayton

Paulistano, 32 anos, Clayton Mariano é formado pela escola de Arte Dramática em São Paulo (EAD/ECA/USP) e bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo. É um dos fundadores do grupo Tablado de Arruar no qual se dedica ao trabalho de ator e pesquisador de teatro e intervenção urbana. Em TV participou da série Infanto-Juvenil “Tudo que é Sólido Pode Derreter” (TV Cultura), com direção de Rafael Gomes (“Tapa na Pantera”). É organizador do livro “Teatro de Rua em Movimento 1” e como autor prepara mais duas publicações para serem lançadas em 2011. Como dramaturgo adaptou o romance “Resumo de Ana de Modesto Carone” para o teatro. E em “Lula, o filho do Brasil” teve sua primeira experiência em longa metragem.


Acompanhe o ator
Twitter: clayton_mariano

2 comentários:

  1. Quem assume o lugar dele como crítico nas demais apresentações?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mateus. Aqui está. ABRAÇOS!

    De 13 a 14/11: "Andanças"; "O Assassinato do Anão"; "São Jorge e o Dragão e Mohamed – A Versão Não Autorizada da Arca de Noé"(crítica: Cinthya)

    De 14 a 16/11: "Vestido de Noiva"; "História de Lenços e Ventos"; "Mulheres da Silva"; "Carestia" e "Bandeira e Drummond". (crítica: Lizette)

    ResponderExcluir