segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Teatro com profundidade

Manuel de Barros às 17 horas e Bertolt Brecht às 20 horas.  Assim foi o primeiro dia do Festival de Teatro de Ribeirão Preto. Depois das apresentações, atores e convidados debateram a essência das produções. Com a presença de Clayton Mariano, da Cia Tablado de Arruar, um homem do teatro, dado suas várias atuações, no final de cada espetáculo o bate-papo aprofundava as questões não tão aparentes para o público em geral.


Presença de Clayton Mariano, da Cia Tablado de Arruar

Sobre o espetáculo "João de Barros – Mais uma brincadeira poética", encenado pelo grupo Engasga Gato, o crítico fez importantes ponderações sobre as poesias de Manuel de Barros e "jogou luz", palavras dele mesmo, sobre aquilo que já inicialmente gostara. Clayton, que tem formação em Letras, mostrou-se conhecedor do texto original do poeta Manuel de Barros e, neste sentido, contribuiu imensamente para o debate sobre o trabalho do grupo de Ribeirão Preto. Houve uma conversa sobre as reais intenções  do poeta quando escrevia e todos concluíram que está nítida em sua proposta a concepção do inimaginável.

Em uma entrevista ao Jornal Estado de São Paulo, Manuel de Barros disse que explora os mistérios irracionais dentro de uma toca que chama de lugar de ser inútil.
Assim, quem teve a chance de assistir a apresentação e depois participar do bate papo, acompanhou dois espetáculos.


Obra de Bertolt Brecht, "O círculo de giz Caucasiano"

Mais à noite não foi diferente. Às 23h10, cinquenta pessoas, entre atores, diretores e público em geral, no espaço do café do Theatro Pedro II, ainda conversavam sobre o fim das utopias, o dilema da falta de convicções, as análises da esquerda pela esquerda, o processo de conscientização política permitido pelo teatro. Tudo isso motivados pela obra de Bertolt Brecht, "O círculo de giz Caucasiano", texto interpretado pela 9a Turma do curso de Teatro do Centro Universitário Barão de Mauá.

Interpretado pela 9a Turma do curso de Teatro do Centro Universitário Barão de Mauá


FOTO: Amigos da Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário