quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Confira a programação completa do 1º Festival de Teatro de Ribeirão Preto

Além da Mostra de Teatro,Café Filosófico e ficinas para atores e diretores serão realizados em vários pontos da cidade

Começa neste domingo o 1º Festival de Teatro de Ribeirão Preto, que será realizado de 7 a 17 de novembro em vários pontos da cidade.
O Festival de Teatro terá a seguinte programação: Mostra de Teatro não-competitiva, Oficina Teórico-prática para Atores e Diretores Teatrais, Café Filosófico com dramaturgo, bate-papo dos jurados com os grupos após a apresentação dos espetáculos e a inserção no 3º Fórum Permanente de Cultura, com o tema: ”Política Pública de Teatro para Ribeirão Preto.
A iniciativa é uma realização conjunta da Secretaria Municipal da Cultura, Sesc-RP, Fundação D. Pedro e Secretaria de Estado da Cultura. Mais informações pelo telefone 3636-1206, ramal 227.

Confira a Programação Completa:
*Grátis – Retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria do teatro.


"Carestia", da Cia. Cornucópia


Dia 07/11
17h - Pq. Maurilio Biagi (Livre)
“João de Barros - Mais Uma Brincadeira Poética”
(Engasga Gato: Fausto Ribeiro, Gabriel Galhardo, Monalisa Machado, Márcio Bá, Poliana Savegnago da Silva)
Uma menina avoada, um contador de histórias, um cabeludinho e um desinventor de objetos. Os quatro à bordo de uma carroça equipada apenas com o necessário para realizar grandes despropósitos, embarcam numa aventura que se inicia numa manhã desabrochada a pássaros e só termina depois que o dia envelheceu. Liberdade caça jeito!


Dia 07/11
20h - Theatro Pedro II (12 anos)
“O Círculo de Giz Caucasiano”
(IX Turma: Adriana Scannavez, Ana Carol Veiga, Andressa Morilha, David Berestinas, Débora Ozelami, Iana Montanha, Jana Frasson, Jean Carlos Mazzier, Juliana Leite, Laura Defávori, Manuela Pereira, Mabru Rodrigues, Marcela Del Bianco, Nathália Fernandes, Priscila Pivello, Samuel Dino, Tarso Eric, Thaís Foresto, Walter Pincerati Jr., Wellington Marques, Dino Bernardi)
Da obra de Bertolt Brecth, a montagem da 4ª Turma do Curso de Artes Cênicas do Centro Universitário Barão de Mauá é o ápice de uma busca iniciada quatro anos atrás quando este jovem elenco decidiu por um profissionalização na arte teatral. O texto escolhido é uma importante obra do autor alemão que apresenta, sob o ponto de vista sociológico e político, uma fecunda discussão sobre as relações sociais. O processo de montagem envolveu uma extensa pesquisa e discussão sobre o contexto em que a peça foi escrita e a pertinência para o público atual. A peça explora questionamentos acerca da liberdade individual, da burocracia institucional e a seqüência de golpes, corrupção e intolerância que marcam o enredo podem ser transportados às histórias do Brasil de hoje. A encenação trabalha com características do teatro épico, envolvendo a narrativa e o coro de atores que se transformam para todos as necessidades da cena. O diretor Dino Bernardi, com um olhar peculiar do artista plástico e do encenador teatral, consegue um espetáculo direto e envolvente.
 

Dia 08/11
18h30 - Praça Barão de Mauá. (Livre/Rua)
“Ubu Rei”
(Cia Teatral Boccaccione: Karol Nurza, Lilian Amantea, Marcelo Ribeiro, Michel Masson, Milton Ávila, Naná Bertchelly, Nathália Fernandes, João Paulo Fernandes, Tânia Alonso/João Paulo)
Dando continuidade à pesquisa de teatro de rua, a Cia. Teatral Bocaccione apresenta a adaptação livre de "Ubu Rei", do dramaturgo francês Alfred Jarry, onde se expõe ao público o jogo artístico entre atores e oficinandos (que participam anteriormente de uma oficina preparatória para o espetáculo), e permite que este jogo seja assumido através do compromisso com o risco dos imprevistos tão presentes e necessários ao teatro de rua.
"Ubu Rei" conta a história do bufão Ubu, que de forma absurda e influenciado por sua mulher ambiciosa, decide matar o rei de O Lugar, para ocupar o trono. Porém, depois da conquista, revela-se cruel, estúpido, e o seu pensamento político é absurdo, transformando-se em um tirano sangüinário que proferir verdades inquietantes, como verdade saindo da boca de uma criança.


Dia 08/11
20h – Teatro da Universidade Barão de Mauá – R. Chile, 845 (14 anos)
“Roleta Russa”
(Cia Ainda sem Nome: Michelle Maria, Flávio Racy, Cleire Jázequél, Gabriela Lucenti, Lucas Sagara, Flávio Racy)
A peça mostra a história de 5 pessoas que se vêem em situação limite provocada pelas circunstâncias de suas vidas. O encontro dessas pessoas leva a um acontecimento que ficará marcado para sempre em suas histórias e é desse acontecimento que eles vão tirar as lições que precisam para seguir em frente. “Roleta Russa” mostra o momento exato em que somos obrigados a tomar decisões e questiona as reações que temos quando somos pressionados e confrontados. A verdadeira roleta está constantemente em nossas mãos e reside na decisão que tomamos em cada momento.



Dia 09/11
20h - Teatro da Universidade Barão de Mauá – R. Chile, 845 (14 anos)
“Antes Tempo”
(Núcleo Antestempo: Fabiana Fonseca, Márcio Bá, Alexandre Peres, Raphael Funchal, Ana Carolina da Silva, Bianca Gonçalves, Marina Madeira)
Inspirado nas histórias, músicas e na poesia de pessoas da cidade de Pitangueiras e de Santo Antônio da Alegria e nas músicas da Cultura Popular Brasileira, o espetáculo pretende refletir sobre o poder do som, da música como manifestação da fé e da ligação do homem com o sagrado – “estar num outro tempo, num antes tempo, e sobretudo Ouvir... os antigos ensinamentos, as poesias dos Santos Reis, as belas melodias, os cantos de morte... Ouvir as flores, sorrir com a alma e orar dançando” - assim é Antestempo.


"Andanças", da Cia. Teatro dos Andarilhos


Dias 9 e 10/11
Das 18h30 às 21h30, na Oficina 3
Oficina “Dramaturgia para Teatro Infantil e Jovem”
Grátis - 20 vagas. Inscrições: matricula@ribeirao.sescsp.org.br
Objetivo: abordar na prática as características e as formas de escrita dramática para o teatro destinado às crianças e jovens. Para Interessados em geral, escritores e dramaturgos diletantes, estudantes e atores.
Coordenação de Marcelo Romagnoli: diretor e autor dos espetáculos da Banda Mirim. Formado em Direção Teatral pela ECA-USP e História da Arte pelo Instituto Lorenzo de Médice em Florença-Itália. Ganhador dos Prêmios APCA 2004 e 2008, Prêmio FEMSA 2004 e 2008 e Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2008.


Dias 9, 10 e 11/11
Das 14h às 18h, no Galpão de Eventos e Oficina 3
Oficina “Corpografia, Coreografia e Ritmo: Processo Criativo em Teatro”
(Acima de 16 anos) Grátis - 25 vagas. Inscrições: matricula@ribeirao.sescsp.org.br
Objetivo: a partir do desenvolvimento coletivo de exercícios e jogos, esta oficina procura construir um espaço onde seja possível um reencontro com a criatividade concreta da linguagem corporal.
Coordenação de Eduardo Osório: ator da Boa Companhia de Campinas, mestre em Artes Cênicas pela Unicamp, doutorado em Artes Cênicas na mesma universidade com o projeto “O animal humano e o corpo cênico”, sob a orientação de Verônica Fabrini.


 

Dia 11/11
19h30, no Auditório Meira Jr. (Livre)
“Café-Filosófico com Viviane Dias”
Atriz, dramaturga e professora de teatro. Entre seus últimos espetáculos, destacam-se "A vida de São Benedito", direção Pino di Buduo, Itália; "Mamulengos na Europa"- apresentado na Dinamarca, Grécia e Itália, pela Estelar de Teatro; "Alice", direção Ismar Rachmann (atriz e dramaturga), com a Estelar de Teatro, em cartaz no Sesc Consolação; "Bexiga -Uma Bela Vista" - direção Roberto Lage (atriz e dramaturga); "Em Alguma Margem, no Rio", direção Jairo Mattos (dramaturga); BarGaia, direção Jairo Mattos (atriz e dramaturga); e o monólogo "Dentro da Floresta- Rashomon", direção Alberto Resendes.


 

Dia 11/11
21h - Teatro Pedro II (16 anos)
“Rockantygona”
(Com Luis Melo, Larissa Bracher, Armando Babaioff e Marcelo H. Concepção e Direção Guilherme Leme. Co-Direção Miwa Yanagizawa. Dramaturgia Caio de Andrade)
A história conta a trajetória de Antígona, que deseja enterrar seu irmão Polinices, morto em combate contra Tebas. O governante da cidade, Creonte, decreta que os mortos que atentaram contra a cidade não recebessem enterro ou qualquer rito funerário. Antígona desafia as leis e enterra o irmão, sozinha, sendo depois presa e condenada à morte. Uma montagem contemporânea da clássica tragédia de Sófocles.
 

Dia 12/11
14h às 17h
Workshop “Função Social Do Palhaço”
Grátis - 30 vagas. Inscrições: projetos@cultura.pmrp.com.br
Cia. Vagalum Tum Tum tem como tema e será realizado no Auditório da Secretaria Municipal da Cultura. É destinado a artistas, estudantes de teatro, professores e interessados em geral.

 
Dia 12/11
15h - Teatro Pedro II (4 anos)
“Filhotes Da Amazonia”
(Cia Pia Fraus – São Paulo, SP)
O espetáculo mais recente da companhia, ilustra as relações entre pais e filhos de qualquer espécie animal – e humana por extensão. O chefe de uma família indígena narra contos e lendas às crianças que envolvem bichos do ar, do rio e da terra. Um pássaro tenta aprender a voar com o apoio da mãe; o filhote de uma família de sapos cantores “desafina”; uma piranha come tudo o que vê pela frente, e assim por diante.


 

Dia 12/11
18h30 às 21h30, na Oficina 3
Oficina “Cenografia”
(Acima de 15 anos) Grátis - 15 vagas. Inscrições: matricula@ribeirao.sescsp.org.br
(Com Beto Andreatta e Dino Soto, da Cia Pia Fraus)
Destinada a atores, produtores teatrais e cenógrafos, a oficina compartilha a história de mais de 20 espetáculos encenados em 26 anos de existência do grupo Pia Fraus, com jovens artistas interessados no exercicio da cenografia. Através de um dialogo ilustrado serão analisadas as soluções encontradas pelo grupo em suas encenações desde os espetáculos de rua aos infantis e adultos. A oficina também propõe um desafio prático com o desenvolvimento de soluções cenográficas para estórias sugeridas pelos oficineiros.
Beto Andreatta realizou várias peças junto da Pia Fraus, entre as infantis, "Filhotes da Amazônia", que recebeu o prêmio de melhor cenografia pela APCA; "Primeiras Rosas", "Bichos do Mundo" e "Bambolina". Em parceria com o grupo Parlapatões, criou o "Circo Roda Brasil", o espetáculo "Stapafúrdyo", em 2006 e "Oceano", em 2008. Atualmente prepara a estréia do novo espetáculo "DNA", com estréia prevista para o final de 2010. Dino Soto é artista plástico, nascido em Lima, Peru. Atualmente vivendo no Brasil, trabalha para Cia. Pia Fraus nos espetáculos ”Filhotes da Amazônia”, ”Bambolina”, ‘’Bichos do Brasil’’, ‘’Olhos Vermelhos’’, ‘’Hércules’’ e ‘’100 Shakespeare’’.


 

Dia 12/11
20h - Teatro Municipal (Livre)
“Othelito”
(Cia. Vagalum Tum Tum)
O espetáculo conta a história de Othelito, um general medroso e ciumento, que é apaixonado por uma linda jovem, Desdêmona. A moça, para azar de Othelito, é filha de Brabâncio, um velho senador muito autoritário, que não concorda com o casamento dela com o general, por se tratar de um mouro. Othelito, em suas muitas batalhas, conta com a ajuda de dois soldados: Cássio, que é super cavalheiro e honrado, e Iago, que quer se tornar tenente a todo custo. O general Othelito, tendo que escolher entre os dois soldados para ser seu fiel escudeiro, nomeia Cássio seu “braço direito mais que direito”. Ao ver seu rival promovido, o invejoso Iago jura que vai se vingar. A partir daí o invejoso começa a fazer várias fofocas para que Othelito se dê mal. O general acaba caindo nas armadilhas do inimigo e passa a duvidar da fidelidade de sua esposa Desdêmona e de seu amigo Cássio. Mas como a mentira tem perna curta... você vai ver só o que vai acontecer!
Entrada: o ingresso poderá ser trocado por 2kg de açúcar, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto. Postos de troca e Informações: BBCOP – Rua Bernardino de Campos, 621 – fone 3632.1400; UNIMED –– Rua Lafaiete, 808 (das 8 às 17h) – fone 3605.2279; UNIODONTO – Av. Nove de Julho, 1405 (fone 3635.2551).

 
Dia 13/11
10h - Calçadão, Praça XV (Livre)
“Andanças”
(Teatro dos Andarilhos: Bruna Machado, Marina Madeira, Ney Borges, Rafael Bougleux, Thais Foresto, Robson Haderchpek)
"Andanças" é um espetáculo teatral criado com base nos princípios do processo colaborativo e que traz como tema a questão da transitoriedade e da fé. Cinco atores representam um grupo de andarilhos que se encontram para compartilhar histórias e experiências que se misturam, fazendo-nos refletir sobre as andanças de todos nós, homens e mulheres, adultos e crianças. Música, cantos, crenças populares e depoimentos são utilizados para conduzir e envolver o público num espetáculo itinerante encenado na rua. E ao longo desta peregrinação busca-se despertar na memória de cada espectador o resgate do passado, das histórias, do saudosismo, da melancolia e da alegria de trilhar seus próprios caminhos.

"Roleta Russa", da Cia. Ainda Sem Nome

Dia 13/11
20h - Teatro Municipal (16 anos)
“O Assassinato do Anão”
(Cia do Estômago Brasileira de Teatro: André Mendes, Douglas Faria, Fernanda Pacheco, Flavia Pacheco, Luciane Pereira, Leka Brandão, Marcelo Moda, Carol Veloni)
O mais proibido e mais premiado autor de teatro brasileiro, Plínio Marcos, criador de peças já clássicas como "Dois Perdidos Numa Noite Suja" e "Navalha na Carne", escreveu sua primeira novela policial. Com base numa investigação sobre o suposto assassinato do anão Janjão, de um circo cigano e mambembe que um dia tem a má sorte de instalar-se numa cidadezinha provinciana no interior do Brasil, Plínio Marcos ataca à hipocrisia, o autoritarismo, a violência militar e policial, os políticos e até os meios de comunicação com seu linguajar cru e escrachado. "O Assassinato do Anão do Caralho Grande" já é um clássico da literatura picaresca.


 

Dia 14/11
14h - Theatro Pedro II (Livre)
“São Jorge e o Dragão”
(Cia Cornucópia de Teatro: Adriana Scannavez, Fabrício Papa, Juliano Barbosa, Rafael Ravi, Renata Torraca, Rosana Pavinski, Kiko Pincerati, Tiago Manoel, Wellington Marques, Dino Bernardi - direção e concepção, Ana Luiza Gentil – texto)
Baseado nas novelas de cavalaria, no teatro medieval e na literatura de cordel, o espetáculo revive o mito de "São Jorge e o Dragão". Conta a história de um rei ambicioso e do cavaleiro Jorge, numa de suas mais perigosas batalhas: é preciso salvar a linda princesa Margarita das garras de um monstro enfadonho que assola a toda uma cidade!


 

Dia 14/11
20h - Auditório Meira Jr. (12 anos)
“Mohamed - A Versão Não Autorizada da Arca de Noé”
(Cia Balaco do Bacco: André Cruz e Renato Grecco)
O espetáculo, “Mohamed - A Versão Não Autorizada da Arca de Noé”, conta uma das histórias mais conhecidas do mundo: a passagem bíblica do dilúvio. O autor traça um paralelo divertido entre a suposta sociedade daquela época e a atual. Faz uma crítica às relações humanas e seus pontos fracos. Nesta releitura, Mohamed, único trabalhador contratado para construir aquela imensidão arquitetônica, a Arca de Noé, se mete nas mais hilárias confusões e situações. Através do drama deste humilde trabalhador, vemos as dificuldades de toda uma classe de pessoas que ainda sobrevivem graças à habilidade inata de resistir a encontrar saídas criativas para as adversidades.


 

Dia 14/11
20h - Teatro Municipal (14 anos)
“Vestido de Noiva”
(Grupo TPC: Vanessa Isola, Juliana Sfair, Lívia Mello, Emília Chiappina, Tiago Cervantes, Marta Souza, Adriana Guimarães, Fábio Moreno, Elza Martins, Orlando Oliveira, Matheus Barbassa)
Uma família feliz. Um baú de uma famosa cafetina. Desejos reprimidos. Duas irmãs. Um homem. Marcha Nupcial. Um só casamento. Buzina de automóvel. Rumor de derrapagem violenta. Som de vidraça partidas. Um acidente. Silêncio.
 Ambulância. Silêncio. Marcha Fúnebre. Uma tragédia da memória. Nesse espetáculo, o espectador acompanhará o conflito entre duas irmãs que amam o mesmo homem através do delírio quase "post mortem" de uma delas. Fazendo uso de uma suspensão temporal, Nelson Rodrigues, mistura três planos (Realidade, Alucinação e Memória) para contar uma história que mistura elementos realistas, poéticos e surreais. Vestido de noiva é considerada até o hoje o marco inicial do moderno teatro brasileiro.



"Vestido de Noiva", do Grupo TPC


Dia 15/11
14h - Theatro Pedro II (Livre)
“História de Lenços e Ventos”
(Triope Teatral: Alcimar Santos, Felipe Baneiro, Thais Pupo e Tim Fabril)
Esta peça conta a história de Azulzinha, um lencinho que quer aprender a voar e descobrir o mundo do quintal. Mas nessa aventura, aparece o Rei Metal Mau, que rapta Azulzinha deixando-a presa, sem poder voar e descobrir novas coisas. A sorte da nossa protagonista é ter a amizade do Papel, que segue as ondas dos ventos da madrugada até salvar a Azulzinha. A história se passa num quintal, com vários objetos velhos e lenços pendurados, e é nesse ambiente que o grupo resolveu cr
iar o espetáculo, despertando a imaginação da criança e resgatando a brincadeira no quintal. Esta peça trata do resgate da brincadeira, na qual quatro atores se deparam com um quintal cheio de objetos velhos e muitos lenços pendurados num varal, e começam a criar a história através da manipulação desses objetos. Os quatros atores variam de personagens dependendo do objeto que estão manipulando e a sonoplastia é realizada em parte em cena através de instrumentos musicais como cajón, castanholas ou dos próprios sons produzidos com a manipulação dos objetos, como um regador pingando suas gotas de água em uma bacia, ou até mesmo uma chapa de alumínio produzindo o barulho de um trovão. Dessa forma, despertamos na criança a capacidade de imaginar e criar histórias através daquilo que para uns era apenas sucata, mas que para os atores tem um grande potencial de se transformar em uma grande história que faz brilhar o olho da criança e despertar sua imaginação para aquilo que está a sua volta.


 

Dia 15/11
20h - Auditório Meira Jr. (16 anos)
“Mulheres da Silva”
(Núcleo de Teatro Queratina: Zezé Cherubini, Márcia Santana, Cris França e Ademir Esteves)
Espetáculo criado a partir de pesquisas sobre algumas das situações que envolvem a mulher até chegar à prostituiçao. O Núcleo enveredou-se pela saga de mulheres, desde o início do século 20 até a atualidade, enfocando as que vivem à margem da sociedade. Três mulheres circulam pelas dificuldades, ambições, sonhos e conseqüências de suas falta de escolhas. Com um toque de humor, chegamos à crueldade que o homem impõe a si e a seus semelhantes.


 

Dia 16/11
14h - Theatro Pedro II (12 anos)
“Carestia”
(Cia Cornucópia de Teatro: Rafael Bougleux, Renata Torraca - Dino Bernardi, direção e concepção)
Livre adaptação da obra "De sol a sol", de Lucília Junqueira de Almeida Prado. Um homem imerso nas lembranças de sua vida reúne os anseios e motivações que o constituem. A vida no campo, um pai silencioso, a vontade de terminar a quinta série, a mãe e os avós que trabalham de sol a sol, e o eterno apego pelas coisas de sua terra, num tempo em que a careza da vida tomava conta de seu entendimento de mundo.


 

Dia 16/11
20h - Theatro Pedro II (14 anos)
“Bandeira & Drummond”
(Companhia das Cenas: Ricardo Martins, Fabrício Floró e Ulisses Lopes)
O espetáculo “Bandeira e Drummond” vem trazer as poesias e o encontro dos dois maiores poetas brasileiros do sáculo XX com suas reflexões existencialistas. Manuel Bandeira, o poeta do “alumbramento” e paixão pela vida dissimulada, dissonante e despojada de suas poesias; e Carlos Drummond de Andrade, que em suas poesias tem o lirismo marcado pelo momento histórico e que traz um eu lírico complicado, torturado, estilhaçado.
 

Dia 17/11
Das 19h às 22h – Auditório da Casa da Cultura
3º Fórum ”Política Pública de Teatro para Ribeirão Preto”


8 comentários:

  1. Correção: No espetáculo Mulheres da Silva, o nome da atriz Márcia Santana esta escrito errado.

    ResponderExcluir
  2. ONDE FICA A OFICINA 3, ONDE SERÃO FEITAS AS OFICINAS?!!

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe o ano que vem OSNÁUTICOS estarão por aí! :) sorte!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Obrigado pelo retorno. O nome da Márcia já foi corrigido. Obrigado!

    As Oficinas acontecerão no Sesc Ribeirão e na Casa sa Cultura. Detalhes pelo telefone 3636-1206, ramal 227 ou 208.

    E sem dúvida, "OSNÁUTICOS" serão muito bem-vindos! OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Festival! Com certeza será um sucesso! Um beijo especial para o pessoal da Cia. Ainda Sem Nome!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Festival, Ribeirão Preto estava devendo isso - Tomara que a cada ano o festival se torne um ponto de referência para o Brasil

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, no Jornal A Cidade consta que hoje, dia 13/11 as 20hs tem o Espetáculo "Pânico, Ansiedade Paroxística Episódica" -no Centro Cultural Palace, às 20h
    Mas isso não está na programação. E ai, vai rolar??

    ResponderExcluir