terça-feira, 9 de novembro de 2010

Teatro com profundidade 2

Kafka, Sartre e Caio Prado Júnior deram base ao debate sobre as duas apresentações no 2o dia do Festival de Teatro de Ribeirão Preto. Os dois primeiros foram invocados pelo crítico Clayton Mariano para substanciar o papel do drama seja ele psicológico, como trabalha Kafka, em Metamorfose, ou social, como previsto no existencialismo sartriano.

A densidade da obra “Roleta Russa” interpretada pela Cia. Ainda Sem Nome impactou uma platéia não acostumada ao teatro. Alunos do curso de Alfabetização de Adultos se somaram ao público presente no teatro do Centro Universitário Barão de Mauá – Unidade da rua Chile. Uma das senhoras ficou visivelmente envolvida com a cena do revolver. Ela pediu “misericórdia” várias vezes baixinho.

Um pouco antes, na praça da rua Ramos de Azevedo, a Cia Teatral Boccaccione apresentou para uma platéia de mais de 600 pessoas passantes o espetáculo “Ubu Rei”, texto de Alfred Jarry. O tempo escuro provocado pela ameaça de chuva serviu de cenário e como disse o crítico, ajudou enquanto efeito especial.

Para quem deu muitas risadas pode até parecer tratar-se absolutamente de uma comédia sem pretensões, mas o enredo sugere uma boa e significante reflexão sobre a formação social brasileira, por isso a citação de Caio Prado Júnior.

Acompanhe os próximos espetáculos!

Um comentário:

  1. Olá pessoal!
    Quem posta estas informações aqui no Blog?
    Fiquei curiosa após ler a abordagem.

    Uma sugestão para o próximo festival: que as provocações/levantamentos sejam publicados e escritos pelos próprios profissionais convidados. Acredito que desta forma, haja uma concretização maior da ação formativa.
    No mais, parabéns a organização do festival!
    Começamos com o pé direito!

    Um beijo,
    Nathália Fernandes.

    ResponderExcluir