terça-feira, 16 de novembro de 2010

"Andanças", da cia. Teatro de Andarilhos

Por Cynthia Margareth

"Andanças", da cia. Teatro de Andarilhos


O grupo de Teatro de Andarilhos parou os transeuntes no Calçadão da Praça XV de Novembro na manhã do sábado, dia 13, em que São Pedro colaborou e a chuva que parecia que não ia cessar, surpreendentemente, parou.

Nada atrapalhou a concentração e energia dos atores que souberam incorporar as interferências  inusitadas que o trabalho na rua proporciona, por exemplo: um carro de policia passando no meio da cena compôs a pregação de um dos atores que citava o trecho bíblico em que o mar se abriu, a manifestação de uma mulher da plateia simulando que estava chorando já fez com que ela se transformasse em parente da personagem que estava sendo velada.

Envolveram a plateia e mudaram o percurso de alguns que resolveram desviar de seus caminhos para seguir em “Andanças”, para acompanhar as histórias e as canções desses andarilhos.

Através de cenas que podem ser vistas separadamente, resgataram histórias de avós, crenças populares, figuras folclóricas e bíblicas.


Crítica

Dentre os comentários no bate-papo com o grupo, ficou a indicação de que explorem cada vez mais as possibilidades de teatralização que a rua oferece e que aproveitem ainda mais a improvisação e relações com o público.

A cima de tudo fica o desejo de que “Andanças” percorra muitos caminhos, invada a trajetória de muitas pessoas e que assim afetando e sendo afetado o espetáculo continue crescendo e se transformando.


** Cynthia Margareth é atriz, integrante do Núcleo Feverestival e produtora do Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Teatral da Unicamp. Crítica convidada para o 1º Festival de Teatro de Ribeirão Preto.

FOTO: Amigos da Fotografia

Um comentário:

  1. Caros Andarilhos!
    Amei a apresentação! Vejo que a cada dia vocês crescem e evoluem.
    Acho incrível o impacto sobre o público que desvia da sua rota para acompanhar a trajetória da peça e a reação que nesses causa.
    Carol Piscitelli

    ResponderExcluir