sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Balanço

Organizadores do 1º Festival de Teatro de RP
apresentam balanço e discutem nova edição do evento


Na quarta-feira (17), a Secretaria Municipal da Cultural, Fundação Dom Pedro II e Sesc Ribeirão apresentaram o balanço do 1º Festival de Teatro da cidade com a realização do “Fórum de Política Pública de Teatro para Ribeirão Preto", no auditório da Casa da Cultura.
No encontro, representantes dos parceiros na realização do Festival junto ao Conselho Municipal de Teatro e companhias teatrais discutiram a realização deste primeiro evento e novas ações para o segmento na cidade. A secretária da Cultura, Adriana Silva, também apresentou o balanço de público do evento, que reuniu 6.529 pessoas nas 14 apresentações gratuitas realizadas em teatros e praças de Ribeirão Preto, entre 7 e 17 de novembro.
Os temas discutidos no Fórum incluíram a criação do Plano de Desenvolvimento do Teatro de Ribeirão Preto e propostas para a segunda edição do Festival. “Um dos aspectos motivadores para a realização do 1º Festival de Teatro de Ribeirão Preto foi fomentar a cultura por meio do desenvolvimento e qualificação dos grupos teatrais da cidade. Posso afirmar que alcançamos nosso objetivo e trabalharemos os pontos necessários para a próxima edição”, avalia Adriana.
Lançado em setembro deste ano, o Festival inédito na cidade, organizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II, Secretaria da Cultura e Sesc Ribeirão, contemplou 14 companhias ribeirão-pretanas de teatro, selecionadas para o evento com o incentivo de R$ 2 mil a cada uma. “Foi uma forma de darmos oportunidade e desenvolvermos os talentos de nossa cidade, oferecendo ainda entretenimento e cultura às pessoas”, comenta o diretor do Departamento de Atividades Culturais da Secretaria Municipal da Cultura, Valério Diass. Além dos espetáculos gratuitos, o 1º Festival de Teatro de Ribeirão Preto também promoveu quatro oficinas artísticas para atores, escritores e estudantes e um Café Filosófico com a dramaturga Viviane Dias.
Para a prefeita Dárcy Vera esta é uma iniciativa que valoriza a arte e a cultura local. “O Festival atende a necessidade de garantir a chance aos artistas da cidade de mostrarem seu trabalho, assim como permite que a população tenha acesso à cultura”, afirmou a prefeita. “Este é o primeiro de muitos festivais que virão e com certeza será mais um evento que movimentará a cultura e o turismo na cidade” completou.


Responsabilidade social

Além de promover a cultura, o 1º Festival de Teatro de Ribeirão Preto trouxe no dia 12, o espetáculo “Othelito”, da Cia. Vagalum Tum Tum, que arrecadou alimentos não perecíveis para o Fundo Social de Solidariedade da cidade.
A ação foi uma iniciativa do Sescoop/SP e das cooperativas BBCOP, Uniodonto,  Sicoobcocred, Credicitrus e Unimed através do programa Mosaico Teatral, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, do Fundo Social de Solidariedade, do Teatro Municipal,  da Prefeitura de Ribeirão Preto  e também da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo).
Ao todo foram 14 grupos de teatro se apresentando no Festival, entre ribeirão-pretanos e três convidados. Entre estes, estiveram, além de “Othelito”, a peça “Rockantygona”; e a Cia. Pia Fraus, com “Filhotes da Amazônia”.


Crítica

Para o ator formado pela escola de Arte Dramática em São Paulo (EAD/ECA/USP) e bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo, Clayton Mariano, a proposta do 1º Festival de Teatro de Ribeirão Preto, é incrível. “A cidade merece este evento e possui demanda para sua realização. O Festival merece, inclusive, ser ampliado. Se faz necessário. Em primeiro lugar, atua como uma grande escola para todos os grupos de teatro que participam, o que já o faz muito positivo. Depois, consegue formar público, oferece peças gratuitas e isso proporciona um retorno para a companhias”, comenta o crítico convidado a participar do Festival.


Um comentário:

  1. Continuo seguindo daqui as notícias do Festival. Atesto tudo que está posto aí em cima em meu nome... Acredito que o amadurecimento de todos os realizadores e participantes permitirá ao festival ganhar novos formatos. Assim, neste caminho, espero que o festival alce vôo. Vida longa!
    A título de esclarecimentos sobre alguns posts - infelizmente ficou muito complicado escrever sobre cada uma das peças que assisti. No tempo que estava aí, era corrido e depois minhas anotações não foram suficientes para um artigo que eu considerasse fazer jus aos comentários ditos ao vivo. Fica aí uma das dicas para a próxima, mas desde já me disponibilizo - e assim já estou fazendo - ficar em contato com todos, para qualquer motivo. Até um bate-papo descompromissado!

    Abraços,

    clayton

    ResponderExcluir