sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mais de 800 pessoas assistem a “Rockantygona”

Além das peças apresentadas pelas companhias de teatro de Ribeirão Preto, a programação do 1º Festival de Teatro traz também três espetáculos convidados. Entre estes, “Rockantygona”,
“Othelito" e “Filhotes da Amazônia”.
(veja na programação).

Na noite de quinta-feira, dia 11, o primeiro espetáculo convidado, “Rockantygona”, foi apresentado para mais de 800 pessoas no Theatro Pedro II.

Com o elenco: Luis Melo, Larissa Bracher, Armando Babaioff e Marcelo H., o espetáculo é dirigido por Guilherme Leme.

O diretor se cercou de uma ficha técnica de respeito. Além da participação dos atores na construção do texto, o trabalho é supervisionado pelo premiado dramaturgo, Caio de Andrade.

Para o cenário, Aurora dos Campos, com quem já trabalhou em três peças. Assim como Marcelo H, responsável pela música nos últimos cinco espetáculos do diretor. Nesse caso, Marcelo H. vai além. “Usamos guitarras distorcidas e som pesado para dar o tom em ‘RockAntygona”, explica Marcelo, que define bem o título da peça: “Uma tragédia tem que ser encenada com a pulsação e a adrenalina de um show de rock”.

A trama

Aparentemente indefesa, sem partidários, resolve enfrentar a lei que para ela soa como uma imposição arbitrária, uma ordem abusiva. Quer enterrar o irmão que morreu em batalha. E enquanto a ordem do governante a impede, os deuses a inspiram.
Fiel a uma crença centrada na família e em seus mortos, decide desafiar a lei vigente e, tragicamente, desobedece. Antígona fala de rompimento, insatisfação, fúria juvenil e enfrentamento. Que cada um, no seu tempo e espaço, crie ou recrie o seu próprio manifesto contra a intolerância.


O texto de Sófocles foi representado pela primeira vez em Atenas, em 441 a.C. e vem, ao longo dos séculos, inspirando montagens, versões, adaptações, num processo de revisão e recriação dramatúrgica que arrebatou muitos autores, filósofos e estudiosos da obra se Sófocles.



FOTO: Amigos da Fotografia

2 comentários:

  1. Parabéns para todos que trouxeram essa peça ontem. Maravilhosa. Publiquei em meu blog uma crítica do espetáculo "RockAntygona": www.barbassa.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Mateus! Vamos publicá-lo no blog!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir